[ editar artigo]

Açaí. Os benefícios da fruta

De saúde mental a melhorias no sistema imunológico, a superfood pode ser uma boa aliada na manutenção do corpo


De acordo com levantamento realizado pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, são consumidos por ano, no Brasil, mais de 800 toneladas de açaí, onde São Paulo e Rio de Janeiro somam 350 dessa quantidade. A popularidade da fruta, que extrapola os limites nacionais e já é sucesso em países da Europa e nos Estados Unidos, deve-se não apenas ao sabor, mas também às propriedades funcionais e benéficas ao organismo.
Classificado como superalimento, açaí é rico em vitaminas C e E, ômega-9 e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no bom funcionamento do coração e do cérebro. Por isso, para quem busca manter dieta saudável, açaí é ótima opção de refeição rápida, e ainda pode ser turbinado com outros alimentos, como frutas, que também oferecem benefícios à saúde.
1. Fortalece o sistema imunológico
É importante destacar quanto a fruta contribui na defesa do organismo. Em 2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus, alimentos que ajudassem a fortalecer o sistema imunológico viraram tendência entre consumidores, apontam estudos do setor alimentício. Própolis, mel, cúrcuma e o próprio açaí, tiveram aumento considerável em sua procura.
As vitaminas C e E, o ômega-9 e as anticitocinas, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para o aumento das células de defesa do corpo, essenciais no combate a várias doenças, como a COVID-19, processos inflamatórios e de cicatrização.
2. Fonte de energia
Além destas muitas vitaminas e minerais, açaí é rico em carboidratos e proteínas, componentes essenciais para a produção de energia pelo organismo. Por serem elementos de rápida digestão, não deixam aquela sensação pesada no estômago e garantem rápida injeção de ânimo e disposição.
3. Melhora a saúde do coração
Esses elementos também contribuem para tratamento e prevenção de algumas doenças cardiovasculares, como colesterol LDL, ou ruim, e a aterosclerose - acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Além disso, ele ajuda a evitar a formação de coágulos e promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando circulação e pressão arterial.
4. Combate envelhecimento
A ação dos antioxidantes e da vitamina E, presentes no açaí, ajudam também a prevenir o envelhecimento precoce, pois agem diretamente na defesa das células do corpo contra a ação prejudicial dos radicais livres. Para os cabelos e pele, por exemplo, a fruta retarda o aparecimento de fios brancos, rugas e marcas de expressão. Já para o sistema neurológico, essa função se faz presente ao prevenir doenças como Alzheimer.
5. Ajuda a melhorar a saúde mental
Por fim, açaí defende o sistema neurológico. O alimento é extremamente benéfico para a saúde mental. Os polifenóis, micronutrientes que são potências à base de plantas, ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, atenuam processos inflamatórios ajudando também a melhorar memória e aprendizagem.

Jornalismo

INfluxo
Ivo Santos Cardoso
Ivo Santos Cardoso Seguir

Jornalista, escritor, divulgador da medicina preventiva e modo de vida natural

Ler conteúdo completo
Indicados para você