[ editar artigo]

Materia Portal PUC sobre Teresa Cristina

Materia Portal PUC sobre Teresa Cristina

Concedi uma entrevista para o Portal PUC, entrevistada pela jornalista Malu Marinho. Segue na íntegra

Teresa Cristina: A Nomeada Supernova

Hoje, escolhemos músicas com o deslizar dos dedos, mas será que o samba cabe no bolso? Vindo dos morros, passando pela veia de cada brasileiro, chegando no Copacabana Palace para então voltar a sua voz original. Sabe-se que a chama é reacesa por quem decide, corajosamente, entoar o som.

Dessa vez, ouvimos o ressoar de uma voz feminina, declarando renovo, “o universo do samba é machista, e ela chega para quebrar esse esteriótipo” diz a produtora Lucia Rodrigues, que também é administradora da página “Lulu Cultural” e fã da cantora Teresa Cristina. A artista ficou conhecida como a “rainha das lives” por fazer transmissões ao vivo, através de suas redes sociais durante a pandemia da covid-19. A fã ainda fala da potência da cantora e de como as pessoas tem sido conquistadas por seu carisma e sinceridade, “a grande mídia não noticiava, e, o ‘advento’ da pandemia e da internert, abalou as estruturas e a trouxe para o público”.

Teresa Cristina Macedo Gomes é carioca, e apesar de uma grande amante do rock, se encontrou no samba. “Ela é militante de longa data, nos mostra a história do samba, como as mulheres eram trataras e o porquê elas não entravam na roda”, acrescenta Lucia “temos que nos posicionar, ela usou esse lugar de artista e passou a relatar, e isso nos deixou próximas, porque ela nunca foi omissa com nada” declara Lucia.

“Temos que nos posicionar, ela usou esse lugar de artista e passou a relatar, e isso nos deixou próximas, porque ela nunca foi omissa com nada” declara Lucia.

As transmissões começaram com um intuito de homenagear sua mãe, para que ela estivessem mais próximas. Eram feitas a capela, expontâneas, ela batia palmas na varanda de casa, no quarto do sobrinho, em ambientes simples e acolhedores. Esse ideal de lar, fez os fãs se aproximarem, hoje, ganha forma de diva aos olhos de quem vê, “quando ela entra, passa confiança, a gente até grita de alegria quando ela entra, é fácil de ver como ela está brilhando cada dia mais” fala com alegria a presidenta do Cristiners, Jéssica Pinheiro, que fundou o fã clube oficial da cantora em conjunto com suas colegas também grande admiradoras de Teresa.

Os fãs chamam as lives de “quilombo”, justamente pelo significado de “local escondido, refúgio, lar”. Realmente, são momentos de escape e muita poesia, já que a cantora desperta um resgate da história da música, “ela representa um Brasil que a gente quer ter” declara Irene Lyra, administradora do Cristiners. Durante esse período sombrio, ver uma artista retomando nossas raízes com alegria, poesia e protesto, mostra que a ascensão vem dos morros, onde de fato fez história. Irene ainda acrescenta que “nós temos certeza que assim que esse pesadelo passar, virão ainda mais convites como resgate da cultura”.

Durante esse período sombrio, ver uma artista retomando nossas raízes com alegria, poesia e protesto, mostra que a ascensão vem dos morros, onde de fato fez história. Irene ainda acrescenta que “nós temos certeza que assim que esse pesadelo passar, virão ainda mais convites como resgate da cultura”.

Teresa já cantou com inúmeros artistas, entre os nomes mais conhecidos estão: Caetano Veloso, Zélia Duncan, Chico Cesár, e a lista continua, e será ainda maior. A beleza e simplicidade de suas lives faz com que todos queiram estar presentes, chamarem mais amigos, querer compartilhar esse refúgio. Seus fãs concordam que ela irá ascender, como uma supernova, ainda a ouviremos muito “ela pegou esse lugar de rainha, agora é dela, e com certeza continuará sendo” diz Lucia Rodrigues.

Irene afirma que quando esse pesadelo passar os contratos serão em muitos, que o que começou em Teresa não vai acabar. A verdade, é que ela será uma porta de entrada para muitas outras vozes antes abafadas, e seu reinado não acaba com as telas, mas continua, nos palcos.

Narrativas

INfluxo
LuciaProduções Canal de shows
LuciaProduções Canal de shows Seguir

LUCIA RODRIGUES https://linktr.ee/produtoralucia Por 10 anos do “cult” Supremo Musical, casa de referência de boa música em SP- palco por onde iniciaram as carreiras, artistas consagrados, como Maria Rita, Simoninha, Mônica Sa

Ler conteúdo completo
Indicados para você