[ editar artigo]

A  Mulher  e o Trabalho

A  Mulher  e o Trabalho

A mulher passa por tantas fases que ficam perdidas em meio a elas e uma maior é a maternidade e o trabalho. Pesquisas revelam que o número de mulheres no mercado de trabalho tem aumentado consideravelmente em diversos setores. Mas são tantos os desafios que elas enfrentam, a começar pela desigualdade salarial, mulheres e homens no mesmo nível funcional, mas não salarial; sem contar discriminação racial, social, religiosa e por ai vai.

No passado a mulher tinha somente um papel na sociedade a ser cumprido, ser a dona da casa, as moças se casavam e iam cuidar do marido, dos filhos e muitas vezes dos pais, seus ou do marido, mas com o passar do tempo essa mulher se viu obrigada a ajudar no orçamento ou simplesmente gerir sozinha o seu lar por algum motivo.

A mulher que trabalha fora e fica grávida tem um grande desafio pela frente, escolher ser mãe e cuidar da casa, família ou voltar ao trabalho e deixar tudo nas mãos de outra pessoa. Há as que voltam para o trabalho, mas um sentimento cruel a incomoda, a culpa e com isso o não sabem direito como lidar com esse sentimento.

Há as que optam por não voltar, cuidar da família se torna prioridade em suas vidas, mas algo dentro delas fica escondido, guardam seus projetos numa gaveta onde ninguém tem acesso e fica lá por muito tempo. Há as que após a maternidade resolve trabalhar por conta própria e vai à busca de realização profissional em outro patamar, se tornam empreendedoras.

Muitas retornam após os filhos já crescidos, pois há algo que as deixam sem chama síndrome do ninho vazio, os filhos saem de casa por diversos motivos e essa mãe se vê sem em que se ocupar, lembram que em algum lugar tem um sonho guardado e o coloca em prática.

Enfim, há mulheres e trabalhos que se encontram em algum momento, mas nem sempre conseguem se ajustar, pois muitas estão numa corda bamba tentando se equilibrar entre família e trabalho, vidas pessoais e profissionais.

Mas se tem algo extraordinário nisso tudo é que as mulheres são guerreiras e acima de tudo fazem o que é melhor para que sua família não se perca. Independente dos desafios, dos sentimentos diversos, há uma coisa que somente as mulheres possuem um amor incondicional pelos filhos e para isso sempre estão em busca de soluções para estarem junto a eles.

Mulher, mãe... são tantas as denominações que elas tem, mas se perguntar aos que as rodeiam o que elas significam em suas vidas, muitos responderão que são guerreiras,batalhadoras,mulheres sensacionais. Fácil? Não e. Mas elas são determinadas e vão em busca de seus objetivos.

 

Narrativas

Ler conteúdo completo
Indicados para você