[ editar artigo]

Maria Eugenia Tita: Danças Dramáticas

Maria Eugenia Tita: Danças Dramáticas

Maria Eugenia Tita Dançarina e pesquisadora, conduzida pelos pais Antônio Nóbrega e Rosane Almeida aos sete anos passou a visitar e aprender diversas danças populares brasileiras.

Aos nove iniciou as participações nos espetáculos de seus pais com os quais compartilhou de prêmios como: “Melhor Espetáculo de Dança do Ano” pelo jornal Folha de São Paulo, “Melhor Espetáculo de Dança do Século” pela revista Bravo! E  Melhor Pesquisa em Dança pelo prêmio APCA de São Paulo.

Paralelamente às atividades com a família criou ao lado de Marina Abib a Companhia Soma com a qual compartilhou direções cênicas e criações coreográficas.

Atuando e ministrando oficinas  percorreu diversos países e instituições culturais como Maison du Brézil (FR), Trinity Laban (UK), Kerala Kathakali Center (IND), Odim Teatret (Dinamarca ) e Jacque Lecoq (Espanha).

​Aos 21 anos à convite da curadoria de dança do Centro Cultural Banco do Brasil criou o espetáculo solo Casa das Miudezas. Em 2014, a convite do Festival Internacional de Dança de Recife criou o espetáculo solo “Planta Do Pé”. Em 2017 em parceria com Sesc idealizou e participou do espetáculo cênico musical Fino Fio.

​Realizou a direção cênica e coreográfica de diversos artistas dentre eles, Antônio Nóbrega, Victor Kinjo e Clarice Nisker, ministrou oficinas corporais para grupos como Gumboot dance Brasil e Barca dos Corações Partidos. Conduziu ao lado de outros profissionais o processo de criação coreográfica para o longa metragem "Brincante" com direção de Walter Carvalho.

É formada em licenciatura em História pela PUC de São Paulo. Compõe a equipe pedagógica do Instituto Brincante e da programa Formação Tecnica da FUNARTE.

A partir de 2019 Maria Eugenia iniciou uma viagem pelo Brasil. Sozinha de carro circulou por mais de quarenta cidades nas quais realizou o espetáculo solo Planta do Pé, ministrou oficinas e tomou contato com variadas danças tradicionais. Em cada parada, brincando com seu personagem Cabeção, visitou pontos turísticos e interagiu com as particularidades culturais de cada região. Com a interrupção da viagem em razão da pandemia encontra-se em residência artística na Fazenda Tamanduá (PB) desenvolvendo diversas atividades em formato virtual.

A Tita é responsável  pelo Quadro de LIVE's quinzenal, que vai ar aos sábados, às 11hs, no Instagram da INfluxo, denominado: Danças Dramáticas

Equipe INfluxo

INfluxo
Comunidade INfluxo
Comunidade INfluxo Seguir

A INfluxo é um espaço midiático para que ativistas e amantes dos diversos movimentos sociais, étnicos, culturais e ambientais possam reunir em um só lugar seus conteúdos digitais, expandindo suas redes sociais como agentes influenciadores.

Ler conteúdo completo
Indicados para você