INfluxo
INfluxo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Santos Dumont: um visionário apaixonado que revolucionou a aviação mundial

 Santos Dumont: um visionário apaixonado que revolucionou a aviação mundial
Raquel Lima
jul. 20 - 7 min de leitura
000

A história da aviação mundial é marcada por nomes ilustres que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e progresso desse segmento de fundamental importância para a humanidade. Dentre esses nomes, destaca-se Alberto Santos Dumont, um brasileiro visionário que desempenhou um papel crucial na evolução da aviação. Dumont foi muito além de ser pioneiro em diversas conquistas aeronáuticas, quebrou o paradigma da mobilidade, deixando um legado que merece ser lembrado em seu aniversário de 150 anos. Para os apaixonados pela aviação ele será sempre uma inspiração, tendo levado a bandeira do Brasil ao seu ponto mais alto.
 

Nascido em 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, Santos Dumont desde cedo demonstrou paixão pela mecânica e pelo voo. Sua curiosidade e dedicação o levaram a construir e pilotar seus próprios balões e dirigíveis. Em 1901, Dumont alcançou um marco significativo ao voar o Dirigível nº 6, contornando a Torre Eiffel a uma altura de 250 metros em pouco mais de 30 minutos, conquistando o Prêmio Deutsch de La Meurthe.

Dentre todas as suas conquistas cabe relembrar que foi o voo do 14 Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, que o tornou mundialmente conhecido como o "Pai da Aviação", sendo importante ressaltar o desenvolvimento de controles de voo em uma aeronave autopropulsada.
 

No ano em que se comemora os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, cabe deixar uma mensagem para as gerações futuras de um brasileiro cuja resiliência permitiu que atingisse o seu objetivo maior. Tal fato foi materializado ao voar com o segundo protótipo de número 14, o conhecido14 Bis. Assim, no caso de Santos Dumont, o sucesso foi atingido em anos de esforços na décima quinta tentativa. Desta forma, a inspiração de Santos Dumont é para persistirmos até conseguirmos atingir nossos objetivos mesmo que sejam 15 tentativas ou mais.
 

Para aqueles que iniciam a carreira na aviação ou em qualquer outro segmento profissional, fica a inspiração desse abnegado mineiro que nos inspira a vencer dificuldades e persistir na consecução dos objetivos profissionais e pessoais.
 

Viva Santos Dumont!

 

¹Sobre Alexandre Faro Kaperaviczus

Especialista em Gestão de Processos pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005). Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica pela Universidade da Força Aérea - UNIFA (2005). Especialista Docente em Gestão Empresarial pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF (2002). Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica - EAOAR (1997). Bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Octavio Bastos - FEOB (1995). Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea - AFA (1987). Advogado (Áreas Cível, Trabalhista, Contratual, Propriedade Intelectual e Aeronáutico). Gerente-Adjunto de Projetos Aeronáuticos no Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas da Aeronáutica (2001-2004 e 2006). Vice-Diretor do Grupo de Trabalho Brasil-Itália para o Programa Aeronave de Combate - AMX (2007-2008). Gerente do Projeto Aeronave Leve de Ataque - AL-X na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (2009-2010). Piloto Militar da Força Aérea Brasileira (1985-2010). Professor do Curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi (2012). Professor da Pós-Graduação em Direito Aeronáutico da Universidade Anhembi Morumbi. (2014) Coordenador da Pós-Graduação de Direito Aeronáutico da Universidade Anhembi Morumbi (2016). Membro da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/SP (2019). Coordenador do Curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi (2020). Coordenador do MBA de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi (2020). Coordenador da Pós-Graduação de Segurança de Voo da Universidade Anhembi Morumbi (2020). Coordenador da Pós-Graduação de Gestão de Aeroportos da Universidade Anhembi Morumbi (2020). Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.
 

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.
 

Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em link.

 

SOBRE A ÂNIMA EDUCAÇÃO

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
 

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy & consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você