[ editar artigo]

"Callicebus baptista", verões de 2019 e 2020. Técnica mista sobre tela (150X100cm).

Alan Richer 

"Callicebus baptista", verões de 2019 e 2020. Técnica mista sobre tela (150X100cm). Paraty, RJ - Brasil

 

 Callicebus baptista é uma espécie de macaco do Novo Mundo da família Pitheciidae e subfamília Callicebinae. Foi descoberto no Lago do Batista, ao sul do rio Amazonas, a leste da cidade de Nova Olinda do Norte, na margem direita do rio Madeira.

Sua ocorrência é restrita ao sul do rio Amazonas e leste do rio Madeira. Possui parte interna dos membros e ventre de cor vermelha escura, parte superior do corpo, dorso e cauda, de cor cinzenta.

 Pouquíssimos seres humanos tiveram a oportunidade incrível de se deparar com esta magnífica espécie de macaco.

 

Ilustração Zoológica

 Representar espécies de animais e plantas do Brasil e do mundo, em diversas técnicas de pintura, se torna cada vez mais um importante motivo de pesquisa nas artes visuais. Com o intuito de aproximar o público da diversidade e riqueza de nossos biomas terrestres e de acentuar a importância de se preservar cada espécie de vida, levando em conta a contribuição de cada uma delas para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas; a ilustração científica na pintura é uma ferramenta que mesmo em meio à um mundo de constantes avanços tecnológicos, ainda é a mais eficaz e precisa para o trabalho de identificação e preservação das espécies e base de estudos para pesquisas.

 A pintura naturalista tem o objetivo de representar a natureza com exatidão, utilizando de diversas técnicas para alcançar o máximo de precisão e melhores resultados ao retratar o realismo da natureza.

Belas Artes

INfluxo
Alan Richer
Alan Richer Seguir

Alan Richer é artista plástico ecologista, pintor e desenhista naturalista. Nasceu na cidade de Paraty, estado do Rio de Janeiro e é de origem caiçara; povo originário das raízes da miscigenação brasileira entre indígenas, europeus e africanos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você