[ editar artigo]

Qual o Valor da Água para Você?

Qual o Valor da Água para Você?

Após viajar 13 estados brasileiros de bicicleta, professor lança documentário que discute o valor e a preservação da água. 

Da abundância de água na Amazônia à transposição das águas do rio São Francisco. Das cisternas da Bahia até Minas Gerais no maior desastre ambiental do Brasil, no Rio Doce, cheio de rejeitos da mineração. Das favelas do Rio de Janeiro, Estado com o maior consumo de água por habitante do país, a São Paulo, que reclamava a falta de água e consumindo o volume morto do reservatório da Cantareira.

Esses foram alguns dos cenários encontrados pelo professor de geografia Marcio Francisco Martins durante sua trajetória pelo Brasil no ano de 2016. Viajando de bicicleta, ele passou por 13 estados do país e registrou em vídeo as mais espontâneas respostas para a pergunta “qual o valor da água para você?”.

Passados cinco anos da captação das imagens, muitas questões ocorreram nos campos político e social, e o documentário enriquece o debate quanto à conscientização em relação às questões ambientais.

Entre janeiro e dezembro de 2016, o professor pedalou pelos Estados de Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, conheceu diversas pessoas, visitou inúmeros cenários e dormiu em praças públicas, igrejas, museus, postos de gasolina, entre outros.

Essa aventura deu origem ao projeto Pedalágua, que visa promover o debate e conscientizar o povo brasileiro para as questões ambientais e o desperdício de água, com entendimento de que esse precioso recurso essencial à vida é um bem coletivo.

Além da realização de palestras e atividades de conscientização ambiental, o projeto já foi premiado no 8º Fórum Mundial da Água (2018) e, agora, entra em uma nova fase com o lançamento do documentário “Qual o valor da água para você?”.

“Eu tenho o sonho de alertar as pessoas para as grandes dificuldades que podem vir a acontecer com a escassez de água em um futuro próximo. Esse lançamento faz parte da concretização desse sonho”, comenta Marcio.

Para saber mais acesse www.pedalagua.com

 

Audiovisual

Ler conteúdo completo
Indicados para você