[ editar artigo]

Reciclar é preciso parte 1

Reciclar é preciso parte 1

Todos nos temos um lado artista dentro de si. 

Um lado LIMPINHO que nos lembra que a reciclagem é extremamente importante. E um lado SUJINHO que pensa não compensar todo o trabalho.

Desafio ao leitor que pelo  menos um mês, tente fazer algo que preserve o meio ambiente, posso te dar umas dicas de como usar coisas que aparentemente são lixos, mas que se tornam reaproveitáveis.

Não sou demagoga, eu simplesmente faço sempre o que me é possível, e acredito que se cada um fizesse um pouquinho já seria muito, pelo fato de não se fazer nada e do nada tudo só piorar.

Que bom! Seria se todos em casa tivessem uma pequena horta, já pensou? Desde os temperos a pequenos a vasos com frutas. 

Vamos adubar bem essa terra, todo resto de casca e pedaços de legumes antes de ir para o lixo, vai servir de vitamina para terra ser mais forte.

Hoje em dia todos temos consciência  que do óleo não mais usado, podemos fazer sabão. 

Guarde uma caixa ao fazer suas compras, não utilize mais sacolas, sei que as suas finalidades no final é para se jogar o lixo, mas podemos diminuir o uso delas pela metade, já que elas levam de 400 há 1.000 anos para se decompor.

Existem sacolas  também ecológicas que seu impacto é bem menor.

O uso excessivo do papel sempre me deu muita dó, pelo modo do seu descarte. Confesso que estou vendo como posso usá-lo de modo consciente, acredito que consigo reaproveitar fazendo cadernos, depois que triturar e torna - los folhas novamente.

Não jogamos comida fora! Sei que não entra no tema más enquanto não revermos os abusos dos desperdícios, nada será melhor. 

A questão aqui não é sobre ter ou não dinheiro, ou sobre ter tempo, é sobre preservação do meio ambiente, é poder passar valores as nossas crianças e ser o exemplo.

Vale ressaltar que jogar lixo no chão nem é viável ou tacar fogo nele, em mato ou qualquer coisa que contribua para uma devastação do solo e matando gradualmente os animais e até mesmo você e seus entes queridos que assim o faz, não é em nada legal.

Vamos separar em casa os lixos, o plástico do alumínio, e por aí vai, no final todos saem ganhando.

Com a água da chuva eu lavo o meu quintal e molho as plantas. 

Com a água que sai da máquina lavo minha calçada, e nunca me vi prejudicada em nada. 

Mas cuidado! Não deixe a água muito tempo parada, pois estamos tentando acabar com um mosquito que tem matado sem dó nem piedade.

Voltando ao mercado, sempre compro os refis dos produtos, a primeiro compra é sempre com o frasco, depois economizo com o mesmo produto, mas em embalagens sustentáveis. E já se tem grandes demandas de várias matérias-primas para essa finalidade.

Contribuo como posso, sei que sozinha não mudo nada, mas durmo com a consciência limpinha, e tento passar para os pequeninos. Porque um dia não mais estarei entre eles, e desejo a eles todo bem, quero deixar um planeta lindo e saudável. 

Uma andorinha só não faz verão, então vamos dar as mãos e lutar de corpo, alma e coração.

 

 

Narrativas

INfluxo
Regianny Bueno
Regianny Bueno Seguir

Eu vivo, não só existo! privilegiada pelo dom da vida, e você? Gostaria muito de ter contagiado mais . Sonhadora sempre, já cheguei até aqui assim, não vai ser agora que vou mudar... Sei qual é o meu legado ... pena a vida ser tão breve ... viva mais

Ler conteúdo completo
Indicados para você