[ editar artigo]

Mercurocromo versus Merthiolate!

Mercurocromo  versus Merthiolate!


Quando criança era machucar logo vinha à mãe com o mercurocromo e lascava na ferida. O mais engraçado era que o mercurocromo deixava sua marca. Onde era colocado, ficava um vermelho. Não um vermelho grená, mas um vermelho vivo. E para nossa sorte, como era liquido, escorria por uma extensão além do machucado. O mercurocromo era um sucesso. Qualquer ferida tascava o mercurocromo. Até aparecer o tal do Merthiolate. Nossa. As crianças preferiam ficar com o machucado sem nada do que colocar o Merthiolate. Pois ardia demais. 

Contudo, tínhamos algumas frases, as quais as  mães nos diziam que achavam que eram um alento como "assopra que passa" ou “o que arde é o que cura”. Puramente crença popular. Primeiro que continuava ardendo. Segundo. Após longos  anos o Ministério da Saúde proibiu todos os produtos que continham mercúrio em sua formulação. Logicamente levantaram-se grandes questionamentos. Como também a caixa de amianto e dentre outros... Dizendo, se não fez mal até agora, por que proibir?


Segundo o site https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/mercurocromo-merthiolate-e-outras-crencas-artigo/ (...Não sabiam que as bactérias mais agressivas são capazes de crescer no vidro de mercurocromo e que a pazinha de Merthiolate que pincelou o machucado traz para dentro do recipiente bactérias que sobreviverão até serem semeadas na ferida seguinte.”).
Porém, o fato predominante de ter sido proibido foi que “A intenção da Anvisa é diminuir a oferta de produtos que contenham o mercúrio... Os anti-sépticos usados em machucados têm doses muito pequenas de mercúrio e, sozinhos, não fazem mal à saúde. O problema é a soma de fontes do metal a qual a pessoa está sujeita" (https://www.diariodecuiaba.com.br/brasil/proibida-venda-de-merthiolate-e-mercurio/48587).


Enfim... Com certeza a Anvisa tem  aval para proibir e ponto. Mas, que as crianças das novas gerações crescerão sem saber o que é ser corajoso na hora de cuidar do machucado e sobreviver. Isso elas não terão. Agora, gente! Lembrei-me de outra coisa. Neocid em pó para acabar com piolho. Vixe Maria! Deixemos para um próximo texto. São muitas emoções para um único dia.

Rsrsrs

 

Narrativas

TAGS

Amor

Ler conteúdo completo
Indicados para você