[ editar artigo]

Pensando inclusão em tempos de pandemia

Pensando inclusão em tempos de pandemia

Subs. fem., masc e para todos.

⏩Permitir ser.
⏩Realizar sonhos.
⏩Equiparar oportunidades.

Carina Alves fundou o Instituto Incluir e é a idealizadora do Literatura Acessível, tem uma trajetória de aproximadamente 20 anos na área, pesquisa inclusão e direitos sociais na lente do terceiro setor.

Ela tem trazido contribuições e ensaios sobre essa trama. Destaca que a Constituição Federal de 1988 promove a inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino, assegurando-lhes o direito à educação da mesma forma como todo cidadão. Também destaca os princípios da inclusão diante de uma sociedade que mata excessivamente e que desconsidera o que é SER HUMAMO, que desumaniza as relações em nome do poder político e soberano, que prioriza quem dá mais. Em um sistema que subalterniza aqueles que suplicam pela vida, sobreviver se tornou uma questão de honra, pois o VIVER já não se sabe mais o que é.
Referências: BRASIL, 1988; CALGARO, 2016.

INfluxo
Carina Alves
Carina Alves Seguir

Fundadora e Presidente do Instituto Incluir, Doutoranda em Educação (UFRRJ). Mestra em Letras e Ciências Humanas (Unigranrio). Psicóloga, Escritora e idealizadora do Literatura Acessível, ativista social. Levo a bandeira da inclusão por onde eu vou.

Ler conteúdo completo
Indicados para você