Release: “CHORO NAS BARCAS”
Projeto contemplado pelo PROAC
Serviço:
Dias :
16, 17 e 18 de Fevereiro – às 17:30
Dia 16 – CHORO DE BOLSO
Dia 17 – DUO CORDAS
Dia 18 – DUO TXAI
Travessias:
Santos/Guarujá ( Ponta da Praia)
Travessia Santos / Ilha Diana
(A estação de embarque localiza-se atrás da Alfândega de Santos, junto à Praça da República)
Santos e o choro – O choro e Portugal – Santos e Portugal
Todas estas analogias fazem muito sentido quando pensamos no choro. Um dos primeiros ritmos da música brasileira, talvez o mais executado, trazido pelos portugueses à nossa baixada Santista, através do Porto.
O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA reconhecido em excelência e requinte.
Com o tempo e a tradição carioca, logo os músicos transformaram o “requinte” em uma roda.
A partir daí, a popularização e o fácil acesso levou o choro para qualquer local, roda, praça e por que não nas Barcas??
CHORO DE BOLSO – Débora Gozzoli e Marcos Canduta
Formado pela flautista Débora Gozzoli e pelo violonista Marcos Canduta, o Choro de Bolso tem 21 anos de existência.
No repertório, choros, valsas, polcas, maxixes, baiões e xotes, mas não raramente, também tem fado, tango, música erudita, etc..
DUO CORDAS - César Feitiço e Daniel Simonian
O Duo Cordas começou com a ideia de explorar a sonoridade de dois instrumentos de cordas, o Bandolim de 10 cordas e o Violão de 7 cordas. César e Daniel Simonian sempre atuaram juntos nas rodas de choro no Clube do Choro de Santos e foi aí que decidiram juntar os instrumentos em um projeto à dois. Durante a pandemia causada pelo coronavírus em 2020, decidiram gravar um vídeo à distância pela realidade do isolamento social e desde então vêm elaborando um repertório baseado em grandes obras do Chorinho Brasileiro.
DUO TXAI Viviane Davoglio e Marta Fróes
Viviane Davoglio, Atua como cantora desde muito cedo em Santos e São Paulo .Marta Fróes, violonista, traz a experiência como professora do CLAM além de acompanhar vários artistas São Paulo .O Duo estreou informalmente no Sarau no “Casarão 190” – Santos/Verão de 2017.Desde então se apresentam em espaços culturais e projetos da Secretaria de Cultura de Santos. Em Novembro de 2017, a convite do no Clube do Choro de Santos realizaram o Espetáculo “Sueli Costa Alma e Canções”.
Lucia Rodrigues- Produção Cultural13 9. 9711-9936