[ editar artigo]

Oficina de Pratos Artesanais: Orixá Obaluaê

Oficina de Pratos Artesanais: Orixá Obaluaê

Me chamo Magno Márcio, conhecido como Magnozy. Tenho 28 anos, sou homem negro, umbandista, artista visual, poeta e estudante de Psicologia. No ano de 2019 participei das comemorações do Dia da Consciência Negra na cidade do Natal como expositor de pratos artesanais com temática oriunda das religiões de matriz africana e outra exposição coletiva com artista do Terreiro Casa do Ouro Águas de Oxum, em Macaíba.

O projeto OFICINA DE ARTE AFRO - PRATOS ARTESANAIS é um dos meus projetos contemplados pelo edital FORMAÇÃO E PESQUISA - TROCA DE SABERES A DISTÂNCIA pela Fundação José Augusto - FJA. Com o apoio do Governo Estadual do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, do Governo Federal, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil. O projeto OFICINA DE ARTE AFRO – PRATOS ARTESANAIS conta com a produção de 8 vídeos com oficina de pratos com a temática das divindades ORIXÁS cultuados na Umbanda e Candomblé. Cada vídeo tem aproximadamente de 30 a 40 minutos de oficina. As oficinas apresentaram vários elementos (adereços – ) e suportes (pratos de vidro, plástico, madeiras, resinas, MDF,...) que podem ser utilizados na confecção dos pratos artesanais e também de arte de forma geral. O objetivo é fomentar a produção de arte e artesanato com materiais de baixo e médio custo, consequentemente a comercialização do produto como fonte alternativa de renda para os povos de terreiro e demais pessoas e seguimentos sociais e desenvolver o olhar crítico das pessoas que não tem acesso ao conteúdo.

Pensando no momento atual de pandemia do Covid-19, o presente trabalho visa difundir a cultura negra e trazer um novo olhar sobre atividades que também podem ser fontes de renda. Como desenvolveremos trabalhos com materiais de baixo custo, materiais que podem ser encontrados em casa como: grãos, retalhos de tecido, garrafa de plástico, entre outros. Oferecemos a possibilidade de qualquer pessoa de qualquer idade possa criar.

 

 

Audiovisual

Ler conteúdo completo
Indicados para você