[ editar artigo]

HISTÓRIAS QUE NOSSA NASCENTE "TRÁS"

HISTÓRIAS QUE NOSSA NASCENTE

A região leste do Mato Grosso do Sul,  traz em seu passado histórico muita dor e sangue do povo originário dessa terra, os Ofaiés, tribo essa que foi expulsa e dizimada para a chegada da ferrovia. 

Aos que sobreviveram restou um pedaço de terra sem mata, sem rios, e junto a cidade de Brasilândia MS,  no qual vivem hj a média de 300 índios, que tentam desesperadamente manter sua cultura já espremida pelo homem branco. 

Apenas resta na tribo 01 falante da língua oficial Ofayé,  uma anciã, ... na tentativa de resgatar não apenas a real cultura dessa região do estado , mas também de resgatar neles a sua cultura e salvar os Ofaiés da extinção,  o projeto (utópico) Nossa Nascente,  foi criado, para a partir das artes, levar a história desse povo a todos os cantos, inclusive dentro da aldeia , e fortalecer a tribo. 

Por falta de verba, nossa iniciativa engatinha,  mas sem desistir,  e a partir de 6 meses de pesquisa, 3 vivencias e 1 visita na tribo com diálogo com os índios e cacique, o curta metragem "Histórias que Nossa Nascente "Trás" nasceu, trazendo o nosso sentimento artístico , jamais se apropriando da fala da tribo, mas sim do que sentimos a partir das.historias que escutamos e vivenciamos!

Esse é o curta:

 

 

Audiovisual

INfluxo
Déia Fernandes
Déia Fernandes Seguir

Trabalho com teatro social 15 anos e com teatro educação há 8 anos em MS, nessa pandemia me dediquei a um trabalho de pesquisa cultural com a tribo Ofaié Xavante e ao teatro para crianças direcionado ao acalento e norteamento diante dos novos tempos

Ler conteúdo completo
Indicados para você