INfluxo
INfluxo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A PANDEMIA E A MARCHA DOS PÍFAROS

Alberto Arecchi
dez. 13 - 7 min de leitura
000

Aquele ano, as celebrações do Natal e os encontros familiares deviam decorrer em segredo, como nos dias das catacumbas.

Os drones nos espiavam de cima, prontos para interromper qualquer tentativa de reencontro entre amigos e familiares.

Não havia guerra, apenas um clima de terror gerado pela ignorância dos governantes.

Os que tinham que proteger o povo deram à luz a intenção insana de trancar todos em suas casas, sem trabalho, sem carinho. Nosso mundo se transformou em uma grande prisão.

Nem mesmo os sábios podiam chegar, de perto ou de longe, para trazer seus presentes.

Eles transformaram nossa terra em um deserto, sem futuro ou esperança.

Então, um dia ouviu-se um ritmo pulsante de tambores e flautas, pífaros e tambores.
Começou a amanhecer, vinha do céu, cedo, na manhã daquele remoto mês de novembro. Do céu... “Mas de onde?” Vocês poderiam perguntar. Eu não sei, ninguém sabia. Começou suavemente, um estrondo distante, como um trovão. A cidade inteira foi acordada por um bumbo, e logo em seguida pelo início de uma alegre execução. O ritmo enchia os ouvidos, trovejava no crânio e batia nas têmporas. Você sentia vontade de acordar, de sair de casa e começar a andar com um passo constante. Como no quartel uma vez, no momento do serviço militar, quando, após o alarme, antes do pequeno-almoço, fizemos os exercícios para começar o dia. Parecia a marcha de um exército de tempos antigos, um dos ritmos alegres que empurravam massas coloridas de camponeses, que usavam pouca roupa, apenas alimentados e mal armados, para marchar em direção à morte, a escorregar ou saltar em piques ou contra tiros. A cidade inteira estava se movendo ao ritmo da marcha, e mil tambores, milhares de pífaros, e talvez algumas trombetas fora de ordem, em contraponto, chamavam as pessoas a deixar suas casas, para derramar para as ruas, avançar para os parques, e em seguida ainda, sem interrupção, se afastando das áreas residenciais.

A menina Lisa ouviu o chamado dos tambores. Saiu para o jardim e olhou para o céu. Imediatamente sentiu o desejo de ir para a rua, para se juntar ao rio de gente andando, como se todos estivessem hipnotizados. Todos se movendo na mesma direção, mas ninguém sabia para onde. Os caminhantes estavam indo, um após o outro, como se tivessem ouvido o apelo do Velho da Montanha. Andavam como as crianças do conto de fadas, por trás de um flautista que não estava lá. Eles não foram, no entanto, para saltar em um rio. Começavam em consenso a definir na mesma direção. Saiam da cidade, foram determinados para a estrada principal. Logo eles se encontraram marchando em fileiras cerradas. A música estava se movendo, levando o povo de caminhantes em direção a um destino misterioso.

O ritmo animava as pessoas. Todos caminhavam decididos, alguém com passo mais pronto. Havia aqueles que se moviam como correndo em um parque. Alguém esboçava movimentos de dança, inspirado pelos ritmos da marcha que pareciam descer do céu. Andaram, andaram até ficar cansados. Em seguida, eles começaram a se organizar melhor. Ao longo do caminho, todos ofereciam comida e refrescos. Também o grupo se acrescentou com outros viajantes. Pontes e viragens, corcundas e solavancos, e comprimentos retos, campos e arrozais, canaviais abandonados. O mundo inteiro fluía em ambos os lados do longo caminho. A estrada acabou, mas isto não conseguiu parar o ritmo acelerado, que instava as pessoas a caminhar, cada vez mais, para se aventurar no desconhecido. Eles continuaram ao longo de um caminho de terra, de uma pista, em uma floresta selvagem. Subiram, ajudando-se uns aos outros, sobre as rochas que dominavam o vale. Chegaram ao topo, eles olharam para o mundo a seus pés, e foram além, sempre seguindo o apelo mágico de pífaros e tambores. A Lisa se divertia muito em contato com o mundo colorido de tantas pessoas felizes.

Chegou o momento em que a multidão alcançou aquilo que parecia um obstáculo intransponível. Na frente de todas essas pessoas, havia uma grande extensão de água calma, apenas ondulada pelas vagas de uma brisa suave. O ritmo que tinha levado a marcha nesses dias se tornou mais leve, um rolo de bateria no fundo com uma doce melodia do vento. As flautas prevaleciam naquele tempo, dominando os pífanos. Os mais capazes olharam em volta, juntaram madeira e outros materiais, e começaram a construir barcos. Todos aprenderam e foram capazes de trabalhar com as mãos.

A grande frota navegou no mar, empurrada pelos ventos, atraída pela música misteriosa. Lisa passou em um barco que parecia ser feito de papelão colorido. Não se preocupava por sua segurança, mas apenas pela “beleza” do meio de transporte. Ela vivia esses momentos como um grande piquenique, onde todos se amavam e todos estavam jogando, e o jingle vindo do céu fortalecia o seu sentimento.

Quarenta dias, quarenta noites. Não houve inundação, não houve tempestade. Em mar calmo navegaram, com o favor do vento. A música celestial os acompanhava sempre, agora mais suave, outras vezes com tons mais fortes. As pessoas já não andavam. Alguém remava, alguém estava a pescar, outros cuidavam da vida diária das pequenas comunidades que se formaram nos barcos. Lisa fez amizade com as pessoas em seu barco. Eram todas pessoas agradáveis e fizeram-na sentir-se à vontade. Finalmente, chegaram a uma ilha remota. Uma ilha cheia de grandes recursos, em que não havia armas, nem petróleo, nem plástico, nem dinheiro.

Desembarcando na nova terra, navios e barcos se desfizeram. Era como se tivessem sido planejados apenas para uma viagem só de ida, e para a duração certa. Umas estavam vazando, as outras perdiam peças. Os homens desistiram e decidiram se instalar no lugar que tinham alcançado. Era uma espécie de paraíso terrestre, virgem, cheio de água e frutas. Agora o ritmo celestial havia-se transformado em uma espécie de música de fundo suave, apenas articulada, quase misturada com o farfalhar das folhas. Os recém-chegados olharam em volta e se espalharam por toda parte, procurando um lugar para se instalar. Eles começaram a construir cabanas, fazer amizade com os animais locais, crescer algumas plantas. Nunca mais souberam o que tinha acontecido no mundo que haviam deixado para trás.

Não sentiram nenhuma nostalgia pelas moradias urbanas, por carros e televisores. Andavam ocupados, em vez, de cultivar e colher os frutos da terra e de viver em paz com seus vizinhos. Não ouviram mais a música celestial de pífaros e tambores, na verdade nunca mais foi ouvida nenhuma música misteriosa.

Será que esse Natal de esperança trará a libertação do pesadelo e dos maus governantes?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você